sexta-feira, 16 de maio de 2014

As três peneiras (Para ler e refletir)

Certa vez, um homem chegou até Sócrates e disse:

– Escuta, tenho que contar-te algo importante a respeito de teu amigo!

– Espere um pouco - interrompeu o sábio -, fizeste passar aquilo que me queres contar pelas três peneiras?

– Que três peneiras?

– Então, escuta bem! A primeira é a peneira da VERDADE. Estás convicto de que tudo o que queres dizer-me é verdade?

– Não exatamente, somente o ouvi dos outros.

– Mas, então, certamente o fizeste passar pela segunda peneira? Trata-se da peneira da BONDADE.

O homem ficou ruborizado e respondeu:

– Devo confessar-lhe que não.

– E pensaste na terceira peneira? Vendo se me seria útil o que queres falar-me a respeito do meu amigo? Seria esta a peneira da UTILIDADE.

– Útil? Na verdade, não.

– Vês? - disse-lhe o sábio – Se aquilo que queres contar-me não é verdadeiro, nem bom, nem útil, então é melhor que guardes somente para si.

Um comentário: